O uso excessivo da tecnologia pelas crianças e suas consequências

Por volta do ano 1990 aproximadamente 30 anos atrás as crianças brincavam pelas ruas, de diversas brincadeiras muitas delas eram frutos da sua própria imaginação, sempre à procurando algo para distração, sempre buscando novas brincadeiras isso fazia com que houvesse uma integração social muito diferente do que vemos hoje ao nosso redor. Com o passar dos anos,  as coisas foram mudando e as crianças estão cada vez mais focadas nas tecnologias e inovações da atualidade e principalmente relacionadas a os diversos aparelhos eletrônicos disponíveis hoje no mercado. Antes sonhavam em ter uma bicicleta, bonecos, ou qualquer brinquedo para entreter, alguns eram ainda mais ambiciosos que criavam seus próprios veículos de madeira e alguns objetos disponíveis na época como os carrinhos de rolimã, hoje sonham em ganhar um tablet ou smarthphone.

Os terapeutas da nossa época acredita que o aumento de distúrbios físicos, psicológicos e comportamentais estão ligados ao uso excessivo da tecnologia, pois a maioria das nossas crianças nos dias de hoje tem acesso a esse tipo de tecnologia e isso vem afetando o desenvolvimento dos sistemas sensoriais, resultando em atrasos na obtenção dos marcos do desenvolvimento infantil e também esse efeitos reflete nos adolescentes e jovens.

Podemos observar também que são quatro fatores críticos para as crianças alcançarem o desenvolvimento saudável: o movimento, o toque, a conexão humana e a exposição à natureza isso e primordial para os primeiros anos de vida de uma criança.

“As crianças de hoje convivem com a tecnologia e todas as suas energias e confianças são direcionadas para a tecnologia e para a maioria de suas brincadeiras as quais são sempre dentro desses parâmetros, isso limita os desafios à sua criatividade e imaginação, ficando assim como limitando os desafios necessários a seus corpos para alcançar o desenvolvimento sensorial e motor ideal.”

Os diagnósticos de TDAH, autismo, alteração na coordenação, atrasos no desenvolvimento intelectual, fala ininteligível, dificuldades de aprendizagem, transtorno do processamento sensorial, ansiedade, depressão, desejo de matar, um aumento considerável na taxa de suicídio entre jovens e adolescente, distúrbios do sono e muitos outros os quais estão associados ao uso excessivo da tecnologia e estão aumentando a um ritmo alarmante.

E necessário que aja moderação no uso dessas tecnologias, tudo em excesso gera uma consequência e na maioria das vezes ruim, assim como esses problemas estão se desencadeando com abundância em razão que as crianças estão cada vez mais expostas a essa tecnologia dessa forma exercitando e instigando sua criatividade cada vez menos, isso afeta gravemente no desenvolvimento em todos os sentidos.

A tecnologia tem seus benefícios, quando usada de forma moderada é uma ferramenta de conhecimento instantâneo muito útil para estudos, é um meio de comunicação prático e há diversos pontos positivos. No entanto, os pais devem esclarecer aos filhos sobre os perigos da internet, afinal nesse meio é comum existirem pessoas mal intencionadas que podem se aproveitar da inocência da criança já que a diversidade de conteúdo sem restrição leva a maioria das pessoas a mudar o foco dessa ferramenta tão util.

Mostre mais
=====>>>>

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Contate-Nos

Nós não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos responde-lo para você, o mais cedo possível.

Perguntas, problemas ou preocupações? Eu adoraria te ajudar!

Clique em ENTER para conversar